Piratas Reais

O que é um Pirata?

asdasdasd

Pirata é um termo grego para aqueles que “pilham” no mar. Os piratas são aqueles que navegavam por rotas comerciais para se apoderar de riquezas e bens de outros. Esse costume surgiu na Grécia, se espalhou pelas colônias europeias na idade média, mais especificamente em Caraíbas. Atingiu sua época áurea no Século XVIII, mais fortemente entre 1700 e 1725 que ficou conhecida como a idade de ouro da pirataria.

isla_tortuga

Eles escolheram o Mar do Caribe como um dos lugares para se estabelecer, devido a uma grande quantidade de ilhas sem legislação e rotas comerciais que passavam próximo do local. A tripulação era formada por todos os tipos de pessoas, não apenas ladrões. Nem todos achavam a pirataria como uma alternativa, em certas regiões era a melhor escolha a se fazer.

300081

Preferiam navios pequenos e ágeis, que se adaptassem com a situação. As batalhas eram quase sempre feitas na embarcação alvo, usando de combate corpo a corpo. Invadiam cidades e navios de guerra caso o risco valesse a pena. Suas carreiras eram curtas, interrompidas por doenças, batalhas ou condenações. O capitão era escolhido pela tripulação e motins eram comuns em pequenas tripulações.

Os piratas originários do porto do Caribe eram chamados de Bucaneiros. Aqueles que, como os Shichibukais em One piece, obedeciam ao governo, eram chamados de Corsários.

Como eles se vestiam?

383px-Piratey,_vector_version.svg

Alguns acessórios ficaram bem conhecidos para Piratas, entre eles estão:

Tapa-Olho: Usado geralmente para adaptar um olho aos ambientes escuros do navio.

Chapéu tricórnio: Um chapéu de três lados, muito famoso desde o século XVI e usado por soldados.

Perna-de-Pau: Popularizado após o livro “A Ilha do tesouro”. No entanto, piratas perdiam membros frequentemente e recebiam indenizações por membro perdido.

Gancho: Popularizado pela série “Peter Pan”. Aqueles que ficavam incapacitados de algumas tarefas após a mutilação eram  designados para trabalhos menos exigentes.

Papagaios: Popularizado após o livro “A Ilha do tesouro”. Piratas vendiam animais que eram capturados.

Jolly Roger

750px-Flag_of_Henry_Every_red.svg

Não se sabe a origem exata da expressão, mas ela indicava a bandeira que o capitão do navio usava. Jolly roger pode ter vindo da expressão Old Roger que se referia ao Diabo, mas também pode ter surgido da expressão francesa Joli Rouge que significa vermelho bonito (algumas bandeiras eram vermelhas indicando que não haveria misericórdia). Cada um tinha sua marca. Muitos bucaneiros usavam bandeiras de nação, o que torna possível que ela não tenha sido tão influente assim.

400px-John_Quelch_Flag.svg

Esse costume de colocar uma bandeira no mastro veio de um hábito de avisar que a tripulação estava doente por colocar uma bandeira negra. A simbologia de caveira com ossos cruzados indica que o capitão desejava a morte do alvo (aquele que observasse a bandeira). A provável Jolly Roger original possuía o corpo inteiro em uma bandeira negra que segurava uma ampulheta em uma mão e um arpão ultrapassando um coração na outra, indicando que o tempo para a morte do alvo estava próximo.

Referências a piratas em One Piece

Roronoa Zoro: Baseado no Bucaneiro L’Olonnais era um pirata cruel que torturava a suas vítimas para ter prazer.

250px-Francoislollonais

Marshall D. Teach e Edward Newgate: Edward Teach era um pirata inglês com a famosa alcunha de Barba Negra. Teve inúmeras conquistas apenas pelo uso de seu nome famoso. Não era um usuário da força bruta mas de astúcia, era calculista e participou de inúmeros atos de pirataria. Quando morreu possuía 5 tiros e 20 cortes em seu corpo.

250px-General_History_of_the_Robberies_and_Murders_of_the_Most_Notorious_Pyrates_-_Blackbeard_the_Pirate

Lafitte: Seu nome vem do Pirata Jean Lafitte que aterrorizou o Caribe no século 19.

Jean Lafitte

Bartholomew Kuma: Pode ter se inspirado no pirata Bartholomew Roberts, um pirata muito rico que foi capturado por piratas e descobriu ali sua verdadeira vocação.

Bartholomew Roberts

Eustass Kid: Eustass é referência a um monge ligado a pirataria, já Kid vem do famoso corsário escocês Willian Kidd. Sua corda rompeu duas vezes na hora do enforcamento e ele repetia vez após vez que se ele morresse ninguém encontraria seus tesouros.

William Kidd

X. Drake: Baseado em Sir Francis Drake, um corsário muito famoso. Considerado um herói para os ingleses e um criminoso para os espanhóis.

Sir Francis Drake

Jewelry Bonney: Inspirado em Anne Bonny, uma das poucas piratas femininas da história que ficaram reconhecidas junto com Mary Read.

Anne Bonney

Apoo: Referência ao pirata chinês Chui-Apoo que atuou nos mares da China no século 19.

Chui-Apoo

Bellamy: Baseado no pirata Black Bellamy.

Black Bellamy

Trafalgar Law: Edward Low foi um dos homens mais cruéis a ser capitão de um navio pirata, torturava tripulações inteiras e sua bandeira apesar de simples (uma caveira vermelha em um fundo preto) causava muito temor ao ser avistada. Ele tinha o prazer sádico de cortar partes de suas vítimas.

250px-Edwardlowepicture

Curiosidades

400px-Richard_Worley_Flag.svg

  • Piratas não eram uma bagunça, existia um código pirata que resultava em punições severas para quem não cumprisse. Não eram permitidas brigas, roubo ou desrespeito.
  • Andar na prancha aconteceu apenas uma vez de que se tem relato, em 1829. As punições mais comuns incluíam chicotadas, abandono em uma ilha e queimaduras. Punições para aqueles que não eram da tripulação eram mais severas, podendo até mesmo servir de munição para canhões.
  • O uso de Piercings e Brincos era comum pois eles imaginavam que melhorava a imagem e dava um ar de riqueza.
  • Os piratas normalmente não enterravam os tesouros e sim dividiam com a tripulação.
  • Os navios não eram feitos apenas de assassinos e ladrões, muitos eram trabalhadores que tinham funções específicas.
  • Nem todos os piratas eram pobres, alguns tinham grande propriedades e os corsários em geral tinha uma boa quantidade de dinheiro.
  • É comprovado que a preservação de um olho por mantê-lo fechado é eficaz. O tapa-olho realmente era bem útil.
  • A vida no mar era árdua, com porões úmidos, escuros, mal-cheirosos e se sentia falta de ar.
  • Após uma viagem bem sucedida praticamente todo o dinheiro era gasto em bebida e festança.
  • A bebida mais famosa usada por piratas era o Rum.
  • A pirataria hoje é relacionada a qualquer coisa ilegal, como a venda de itens não registrados e até mesmo o download deles na internet.

Como falar como um Pirata

PaintythePirate

Dia 19 de setembro é comemorado o “Dia de se falar como um pirata” que surgiu graças a uma brincadeira dos americanos John Bauer e Mark Summers.

– Falar de um modo bruto e xingar muito. Piratas não eram educados e usavam de inúmeros títulos depreciativos para se referir aos outros.

-Evite usar palavrões modernos, use gírias de pirata, é muito mais divertido.

-Gesticule muito, piratas falam com as mãos praticamente.

-Use o pronome tu em vez de você.

-Refira-se a você como “mim”. Não como um índio mas, em algumas frases, tem um efeito de pirata bem legal.

-Grite e resmungue, não fique quieto sem falar nada. Fala de um jeito confiante.

– Muitas expressões fazem mais sentido em inglês mas algumas podemos usar como:

  • Ahoy! : Olá!
  • Aye! : Sim!
  • YARRRRR! : Uma exclamação de alegria, ou raiva, você decide.
  • Beleza : Melhor maneira de se referir a mulheres.
  • Grogue: Bebida alcoólica.
  • Verme: Maneira de se referir a pessoas comuns.
  • Hooray! : Viva!

1889871903_1401840012

Feito por: Vathal

Comentários